1º Classificado no Concurso Público de aquisição de serviços para a adaptação dos Projetos da Creche Modular Tipo A para a Creche Autónoma 6 – Quinta dos Ourives.
Com capacidade para 84 crianças, a Creche da Quinta dos Ourives surge na sequência da candidatura da Câmara Municipal de Lisboa ao Programa Cidade Amiga das Crianças, criado pela UNICEF. Este programa tem como base a Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das Crianças, que incentiva as cidades a repensar o planeamento e a qualidade de vida que proporcionam aos seus cidadãos mais jovens. A Câmara Municipal de Lisboa mandatou a Lisboa Ocidental SRU para promover a elaboração e construção destes equipamentos nas áreas mais necessitadas da cidade.
A proposta define um edifício compacto, de planta retangular, na qual se insere um pátio que articula o espaço de circulação com o espaço de recreio exterior. Apesar de se ter mantido, quase na sua totalidade, o projeto de arquitetura tipo fornecido foram efetuadas algumas adaptações ao mesmo, nomeadamente o aumento da pala de cobertura do recreio exterior, de modo a reduzir a possibilidade de entrada de água da chuva nesse espaço quando batida pelo vento.
O projeto de arquitetura paisagista procurou, numa primeira fase diversificar a oferta de espaços exteriores, integrando várias valências e criando uma rede de circulação interna tendo como elemento estruturante a os vários acessos da Creche aos espaços exteriores e os equipamentos exteriores propostos.
Área de intervenção: 1.426 m2 | 2025 | Construído