Concurso Público de conceção para a elaboração do projeto de requalificação da Escola Básica nº 1 e Escola Secundária de Vendas Novas, promovido pelo Município de Vendas Novas.
O projeto teve como objetivo remodelar e unificar o património arquitetónico e cultural existente no recinto educacional, composto pelas duas escolas distintas e por todos os apoios e equipamentos diversos no terreno, criando novos espaços de encontro e de aprendizagem, permitindo a flexibilidade no uso dos espaços (especialmente nos dois novos espaços propostos – a biblioteca e o auditório – e que deveriam servir também a comunidade) e ainda criando uma nova imagem arquitetónica (através da escolha de materiais e texturas que identificavam todo o complexo educativo).
A proposta de arquitetura paisagista foi fortemente inspirada na estrutura das paisagens dos colunatos agrícolas de Vendas Novas, onde um emparcelamento linear do terreno ditou um novo modelo de organização do território que se mantém até aos dias de hoje. Em termos funcionais a proposta é composta por um pátio central, que será o elemento dominante da composição e distribuidor dos fluxos de circulação dos alunos dentro do complexo escolar. Revestido com saibro estabilizado o pátio central procurou recriar os antigos pátios das escolas públicas, concentrando um conjunto de atividades de lazer e recreio informal, mas também espaços de estadia e estudo.
No processo de seleção, o júri considerou que “..a solução apresenta uma notável articulação entre os vários edifícios da escola e um notável equilíbrio entre o edificado e os espaços exteriores, promovendo uma hierarquia clara entre estes pela distinção dos espaços cobertos, semicobertos e abertos, os quais permitem uma apropriação diversa e flexível de todo o recinto.“, tendo levado à atribuição de uma Menção Honrosa.
Área de intervenção: 13.400 m2 (ABC) / 37.350 m2 (Área de intervenção) | 2024 | Participação em Concurso Público em parceria com o arquiteto Bernardo Vaz Pinto – Menção Honrosa