Concurso de conceção para a elaboração do Projeto de Edificação do Pavilhão Desportivo de Campo de Ourique, na Rua Costa Pimenta, Freguesia de Campo de Ourique, promovido pela Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, EM, S.A.
A proposta apresentada referia-se ao projeto de integração de um novo equipamento desportivo no contexto local. O processo criativo passou por reinterpretar os elementos, estruturas e processos da paisagem do vale de Alcântara. A proposta regulou-se por dois princípios estruturantes, identificados com os objetivos descritos no projeto da Nova Bauhaus Europeia: a) a criação de um circuito integrado de Arranjos Exteriores que permitisse, para além do acesso e atravessamento, a utilização alargada e inclusiva do local; e b) a criação de um objeto arquitetónico diferenciado na encosta, com a capacidade de promover a integração social do antigo Casal Ventoso.
A proposta previa que o Novo Pavilhão se apresentasse como construção integrada e apelativa para população residente e visitantes, utilizando a sua materialidade, na construção modular e prefabricada em elementos de madeira lamelado, como símbolo de um novo momento da expansão da cidade, assumindo uma visão contemporânea que valorizava a envolvente e contribuindo para a qualidade arquitetónica e urbanística do local.
Por forma a assegurar uma adequada integração paisagística do conjunto edificado, foram propostas manchas vegetais arbóreas e arbustivas envolvendo o edifício sendo a própria cobertura revestida com material vegetal. Procurou-se ainda integrar a estrutura edificada do pavilhão desportivo, criando um eixo de mobilidade pedonal entre Campo de Ourique e o Vale de Alcântara, com novos pontos de estadia ao longo do percurso e tirando partido de um sistema de vistas único.
Área de intervenção: 2.174 m2 (ABC) / 7.185 m2 (Área de intervenção) | 2024 | Participação em Concurso Público em parceria com o arquiteto Bernardo Vaz Pinto